Para dinamizar o escoamento da produção de grãos e minérios da Bahia, a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) vai permitir a ligação entre o Oeste baiano, na divisa com o Tocantins, e o Porto Sul, em Ilhéus. Dentro do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), a ferrovia, de 1.527 quilômetros de extensão, envolve investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões, até 2014. A retomada de parte das obras paralisadas em virtude de problemas técnicos e ambientais é tema do seminário Fiol: a Bahia Quer, o Brasil Precisa, realizado nesta sexta-feira (26) em Barreiras, no Oeste.
O evento conta com a presença do governador Jaques Wagner, do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, e dos ministros César Borges (Transportes) e José Leônidas de Menezes Cristino (Portos). Wagner afirmou que a ferrovia é de suma importância não apenas para escoar a produção, mas para transportar insumos e fertilizantes até o Oeste baiano. O governador destacou ainda a aceleração do desenvolvimento, impactando diretamente na economia de 140 municípios do estado.
As obras estão sendo retomadas em diversos trechos, com novas licitações, atendimento de exigências ambientais, conclusão de projetos executivos e desapropriação de áreas. As providências se concentram no trecho de 536 quilômetros entre Ilhéus e Caetité, fundamental para o escoamento da mineração.
César Borges explicou que os estudos técnicos já foram feitos para equacionar as pendências que atrapalham o andamento das obras. “Estamos refazendo o projeto executivo, o que permite, no cronograma atual, a entrega da ferrovia até dezembro de 2014”.